sexta-feira, 8 de março de 2013

Localização.

Agora é hora de escolher um lugar para morar.

Aqui em São Paulo tem um fator que é fundamental analisar: o tempo gasto para se locomover.
As coisas são mais fáceis se você tem um carro e é possível alugar algo mais afastado da região Central ou do trabalho/faculdade. Se você depende de transporte público eu aconselho 100% um lugar mais próximo e mais caro do que perder horas no trânsito.

Tem uma conta legal para ser feita para descobrir o quanto você "perde" no trânsito. Descubra quanto você ganha por hora. O cálculo é Salário dividido por dias trabalhados dividido por horas trabalhadas.
Ou seja se você ganhar, por ex,  R$ 2000,00/22 (dias trabalhados) = 90,90 (por dia)
90,90/8 (horas trabalhadas) = 11,36

Calma, já vai fazer sentido.

Se você gasta por dia 3 horas para ir e voltar do trabalho , por dia estará "gastando" R$ 34,08 e por mês R$ 749,76 .
Isso sem contar a qualidade de vida, quanto menor o tempo no trânsito maior a sua felicidade, com certeza!
Às vezes não compensa pagar R$ 1200,00 num aluguel em Pirituba, pois tem um apartamento no Centro que custa R$ 1600,00 e você economizará em horas, gastando 30 minutos para chegar no trabalho.

O que eu fiz foi alugar um local do qual posso ir a pé para o trabalho. São 30 minutos de caminhada. E ainda fico saudável! :P

Como não tenho carro e não pretendo ter tão cedo preferi gastar mais na localização e menos me estressando no transporte público. Faça as contas num dia em que choveu em SP, ou que travou o metrô e você verá que tudo isso faz muito sentido!



Entende? Você está ai e eu já estou em casa cuidando do meu cachorro vendo novela. (mentira isso).

 Escolhi a região Central para morar, parte da Zona Oeste e Norte.
O próximo passo foi pesquisar na internet se o que eu queria pagar de aluguel estava dentro do padrão dos bairros escolhidos nessas Zonas. Veja bem, a internet é ótima para pesquisa mas será necessário gastar sola de sapato e telefone, pois dificilmente os locatários respondem alguma coisa por email.
Aqui alguns sites para pesquisa.

http://www.zap.com.br/imoveis Os imóveis desse site tem valor puxado, nada "humilde" não. Mas dá pra ter base.
http://www.imovelweb.com.br/

http://www.webcasas.com.br/

A minha dica é fuçar a vontade, fazer projeções, planos e não desistir, porque quando você ver os preços dará vontade.
Além disso anote o nome das imobiliárias e entre no site da própria , às vezes eles tem imóveis mais em conta.

Faça uma lista do que te interessou, o link do site, os telefones etc etc etc.

A próxima etapa será a pesquisa.


A Internet ajudará como pesquisa. Mas não espere resolver tudo por ela. Mão no telefone geração caipira! 









Nenhum comentário:

Postar um comentário